Moda Artesanal: Saiba como Combinar o Estilo Handmade
Moda Artesanal: Saiba como Combinar o Estilo Handmade
O estilo Handmade é uma tendência que vem crescendo no mundo da moda, visto a elegância e sofisticação presente nos detalhes das peças. A beleza dessas vestimentas está exatamente nas pequenas características que são feitas de maneira artesanal, com muita cautela e cuidado.

Inclusive, é um estilo que vai de encontro com o slow fashion, em que as roupas são feitas por meio de um processo mais lento, visando calma e exclusividade na hora da confecção. Isso porque, não há como uma peça feita a mão ser exatamente igual à outra, certo? Mesmo que o design seja similar, não conseguimos reproduzir com tamanha perfeição.

Mas é exatamente isso que torna-se bonito na moda artesanal, as pequeninas nuances diferentes entre um vestuário e outro que os fazem únicos. Gostou? Então hoje é seu dia de sorte, sabia? Nós da Sacada preparamos um post completíssimo sobre a combinação desse visual um pouco mais – digamos – orgânico.

Para conferir é simples, basta continuar a leitura e ficar por dentro de todas as atualizações e informações relevantes sobre o assunto. Vamos lá!

O que é moda artesanal?
A moda artesanal diz respeito a tudo aquilo que é feito à mão. Ao contrário do que acontece atualmente na indústria fast fashion, que padroniza as roupas para poder vender em larga escala, o estilo Handmade quer alcançar exatamente o contrário.

Isto é, produzir peças em quantidade menor, mas que disponham de aspectos singulares que agregam valor à elas. Esse também é um dos princípios da alta costura, como no caso da Alfaiataria. Contudo, diferente dela, a estética handmade está voltada a designs naturalistas.

O uso de tricot, crochê, bordado, tie dye e pedrarias é bastante recorrente, visto que são materiais mais leves ao corpo. Sem contar no charme natural proveniente dos materiais utilizados, sendo os mais diversos possíveis, como a palha, renda e até mesmo retalhos que combinam com a peça fabricada.

E, claro, não poderíamos deixar de falar sobre a sustentabilidade – uma das premissas do estilo artesanal. Imagine o quanto de tecidos, detalhes e artefatos são desperdiçados pelas grandes indústrias que produzem em massa? Além de que, a emissão de CO2 devido ao constante processo de fabricação é realmente alta.

Dessa maneira, podemos dizer que os itens feitos à mão são mais sustentáveis, mesmo se não for algo totalmente artesanal, do que aqueles produzidos em empresas de departamento que vendem peças iguais para um público gigante.

Como aderir ao estilo de roupas artesanais ?
Você se identificou com essas características e quer aderir às roupas artesanais? Então conte conosco para escolher roupas que mesclam o Handmade com diversos estilos encantadores e elegantes. Por meio das #DicasdeEstiloSacada você vai se encantar ao encontrar combinações harmoniosas e atraentes.

Veja só:

1 . No dia a dia: top com calça de pregas bordados


Essa é uma opção casual bastante elegante, fresquinha e cheia de detalhes. O top pode ser de qualquer cor, desde que a calça tenha tonalidade neutra – preta ou branca. Nós amamos a combinação do verde na parte superior e do branco na parte inferior.

Para finalizar o visual, escolha uma rasteirinha ou tamanco de salto grosso nos dias de altas temperaturas e um tênis quando o clima estiver ameno.

2 . Ocasiões profissionais: camisa de renda com calça pantalona


Ocasiões profissionais pedem por um toque de formalidade, ainda mais se você é uma executiva. Para esses momentos uma camisa branca de renda com calça pantalona preta é a composição perfeita. Sofisticada e charmosa, é uma alternativa confortável e de aparência encantadora.

Se desejar deixar o look ainda mais completo, indicamos a utilização de brincos feitos com pedrarias e cinto em fivela para destacar a cintura.

3 . Em eventos formais: vestido com tela de renda


O toque de formalidade que não podia faltar também pode ser handmade, e acredite, há várias opções disponíveis. Hoje nós recomendamos um vestido – na coloração de preferir – que tenha uma fina tela de renda como detalhe principal.

Nos pés não pode faltar aquela sandália com destaque, bem como na cintura é necessário inserir um pequeno detalhe se o vestido for soltinho. Para os acessórios, prefira os modelos de bolsa clouth e as joias em pedrarias.

4 . Na praia ou piscina: saia pareô com body em tricot
Quando desejamos ir à praia ou curtir o sol na piscina, também precisamos estar de acordo com o estilo da moda artesanal, certo? Por isso selecionamos duas peças simplesmente incríveis: a saia pareô junto com o body feito em tricot.

Como a opção inferior já é bastante trabalhada visualmente, indicamos que a superior seja básica. Preto e branco são alternativas que não têm erro. Tudo depende se você quer ousar no visual ou apostar na discrição com elegância e requinte.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.